educação

Calor preocupa direções de escolas que enfrentam problemas de infraestrutura em Santa Maria

Da redação

Foto: Renan Mattos (Diário)
A tão aguardada reforma da rede elétrica deve começar amanhã na escola Martinho Lutero

Com a chegada do calor, a demanda por água e energia elétrica cresce, principalmente nas escolas. Com isso, pais, alunos e professores de, pelo menos, três instituições da rede municipal de ensino, estão preocupados.

Escolas de dois municípios recebem investimento para reformas

O problema mais grave é na Escola Municipal de Ensino Fundamental João da Maia Braga, que segue sem uma caixa d'água. Essa situação decorre desde o início do ano e pode se agravar à medida em que as temperaturas aumentam. Mesmo após uma licitação e a assinatura da ordem de serviço no primeiro semestre, a obra não começou. Outros editais foram abertos pela prefeitura, mas nenhuma empresa participou do processo que possibilitaria a execução da estrutura de concreto armada para a instalação do reservatório.

- Tem dias em que não temos como reservar a água. Guardamos o que dá em baldes, garrafas e galões. Quando a gente percebe que vai faltar água, deixamos para fazer a limpeza no dia seguinte - afirma a diretora da escola, Nivia Paim.

Segundo a diretora, a Secretaria de Educação informou, em reunião com representantes da escola, que está buscando uma parceria com o Exército, e que a situação pode ser resolvida. No entanto, não há prazo para a resolução do impasse.

Sem caixa d'água há 7 meses, escola de Santa Maria vai ter que esperar mais para obra

De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria de Educação, um novo processo licitatório está sendo encaminhado, e são estudadas alternativas para a resolução do problema.

REDE ELÉTRICA

No final do mês de outubro, o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) assinou duas ordens de serviço para melhorias nas Escolas Municipais de Educação Infantil Martinho Lutero, no Bairro Juscelino Kubitschek, e Vila Jardim, em Camobi. As reformas nas redes elétricas foram viabilizadas por meio de recursos do Ministério Público do Trabalho (MPT). A empresa Barreto Edificações Ltda é a responsável pelas instalações elétricas, que devem iniciar ainda esta semana.

Projetos premiados levam alunos de quatro escolas de Santa Maria para Portugal

- A previsão é que, na quarta-feira (amanhã), sejam começadas as obras. Estamos aguardando que seja efetivado esse processo todo, que deve ser executado de sala em sala para não alterar o calendário - prevê a diretoria da Escola Martinho Lutero, Orizabete Aquino da Silva.

MERENDEIRAS

Ao longo do ano de 2018, outro problema afetou, pelo menos, duas escolas: a falta de merendeiras. A situação foi recorrente na Maria de Lourdes Castro, na Vila Maringá, Bairro Diácono João Luiz Pozzobon, e na Ione Medianeira Parcianello, no Bairro Tomazetti. Contudo, de acordo com informações da diretora da Maria de Lourdes Castro, Silvana Guerino, a situação está resolvida. Já a direção da escola Ione Parcianello não atendeu às ligações feitas na tarde de ontem para informar da situação da merenda.

Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Educação, as questões estão sendo tratadas pela titular da pasta, Lúcia Madruga, que está em viagem, cumprindo agenda fora da cidade e não pode atender às ligações.

AS PROPOSTAS

Caixa d'água

  • Um novo processo licitatório está sendo encaminhado, mas, além disso, a Secretaria de Educação está buscando alternativas para resolução do problema

Rede elétrica  

  • As ordens de serviços já assinadas nas escolas citadas para execução das reformas nas redes elétricas, que devem iniciar em breve
  • Na escola Martinho Lutero, os serviços estão previstos para começarem amanhã

Merendas  

  • Conforme a Secretaria de Educação, a contratação de serviços de merendeiras está em processo para suprir a demanda no ano letivo de 2019

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Convênio permite que alunos da UFSM recebam apoio para pesquisas no setor de defesa Anterior

Convênio permite que alunos da UFSM recebam apoio para pesquisas no setor de defesa

Comissão da Câmara tenta votar projeto Escola sem Partido nesta terça Próximo

Comissão da Câmara tenta votar projeto Escola sem Partido nesta terça

Educação